quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Convivendo com a ausência familiar

Há muitos pontos positivos em começar a vida morando longe da casa dos pais, mas que só serão realmente válidos se os jovens assumirem efetivamente a responsabilidade dessa decisão. A opinião, do psicanalista José Carlos Escobar, fundamenta-se no fato de que muita gente quer morar fora de casa, mas continua dependente tanto no campo emocional como financeiro.
"O jovem precisa começar a vida adulta de verdade. Morar fora é apenas um item que pode levar à conquista de uma liberdade", afirma. Ele diz que acontece muito do adolescente querer apenas parte das responsabilidades da vida adulta. "Ele gosta de chegar na hora que bem entender, mas não se cobra acordar cedo no outro dia", exemplifica.
O psicanalista acredita, porém, que o fim da adolescência num outro ambiente acelera a maturidade e estimula-o a tomar conta de si mesmo. Ele considera, também, que todos necessitam de um clima familiar. "Nem que não seja com a família propriamente dita. O importante é se sentir bem e disposto a agüentar todas as barras que vão aparecer".


Nenhum comentário:

Postar um comentário