terça-feira, 21 de junho de 2011

QUANDO AS COISAS VIRAM DE PERNAS PRO AR: EXPERIÊNCIA E APRENDIZADO!


Hermman e seus amigos em festa unviersitária

Em conversa com este blogueiro, o ex-calouro da Universidade de Mato Grosso, Hermman Oliveira Silva Salvatto, natural de Presidente Prudente, São Paulo, avalia a sua experiência em Barra do Garças e fala abertamente sobre as suas dificuldades de adaptação e as razões que o levaram a desistir do curso de Jornalismo na UFMT - Campus do Araguaia.

Lázaro: Quais as razões o levaram a escolher a~cidade de Barra do Garças e a UFMT para cursar Jornalismo?
Hermman: Fui por impulso, achei que se eu não entrasse na faculdade esse ano, minha vida perderia o sentido. Não pensei em tudo o que envolveria essa mudança, ainda mais num lugar onde eu nunca nem tinha ouvido falar.

Lázaro: E como foi a sua adaptação na cidade?
Hermman: Isso nao aconteceu, eu achei que eu estivesse adaptado já no primeiro mês, mas no segundo mês, tudo ficou ruim. Eu deixei de ser turista e "tentei" ser morador.

Lázaro: Quais foram as suas maiores dificudlades de adaptação?
Hermman: Custo de vida, clima, alimentação, as burocracias e os atrasos da cidade.
Lázaro: Atrasos em quê sentido?
Hermman: Em comparação ao que eu sempre vivi aqui em São Paulo. O que a Barra tem de melhor são as pessoas e as belezas naturais.

Lázaro: O que levou a desistir do que seria "um sonho"?
Hermman: Não vejo como desistência, vários fatores me levaram a voltar pra casa. Eu não conseguia mais achar prazer na faculdade, as condições financeiras já estavam me sufocando, não consegui as bolsas, e pra piorar com tudo, fiquei doente. Nesse "ficar doente" aconteceu o seguinte: fui ao médico pelo menos uma vez por semana no mês de Maio, e a cada dia me diziam uma doença diferente. Isso fez com que minha cabeça pirasse. Gastei horrores com remédios e a situação só piorou. Na última consulta, dois dias antes de eu voltar pra SP, o médico me disse que eu estava com duas doenças: sarna e infecção de pele. Perdi totalmente o chão. Até comecei a tomar os remédios, mas liguei para os meus pais e, chorando, desesperado, expliquei tudo o que eu estava vivendo ou melhor, sofrendo (financeira, física e psicologicamente). O que mais me tirou do MT foi a questão da saúde mesmo, pois se eu realmente estivesse com sarna eu não poderia mais ter contato com quase ninguém. E como esse tratamento é horrível, meus pais também me aconselharam a consultar com um médico de confiança aqui na minha cidade, já que nenhum "profissional da medicina" do MT conseguiu diagnosticar o que eu tinha. Só pra concluir essa questão da minha saúde: não era sarna, e sim, intoxicação alimentar.
Lázaro: Compreendo. Para concluir, como você avalia essa experiência?
Hermman: Duas palavras: Experiência e aprendizado. Tudo o que me aconteceu foi mais do que importante para omeu crescimento, me fez refletir mais sobre certas decisoes da minha vida.Depois de ter voltado, me vejo na obrigação de jamais agir por impulso em relação a decisões importantes.
Lázaro: Obrigado pela atenção, tenho certeza de que você alcançará seus objetivos e que esta experiência lhe servirá de suporte para seguir os seus caminhos com a convivção de que estará na direção certa. Vá em frente!
Hermman: Obrigado, sinto saudades de todos!

8 comentários:

  1. Achei a entrevista muito boa! Pena que o Hermann foi embora... =/

    ResponderExcluir
  2. Boa entrevista... Lázaro, vai uma sugestão de pauta. Muitos alunos que vem estudar em Barra estão desiludidos do curso devido a qualidade do ensino não ser o esperado. No curso de jornalismo várias pessoas me relataram esse fato.

    Muito legal o tema do teu blog!

    ResponderExcluir
  3. Gabriele e Michelly, obrigado pelos comentários. É realmente uma pena o Hermman ter nos deixado, permanecem as boas lembranças!

    ResponderExcluir
  4. Fábio, obrigado pela sugestão, farei uma entrevista sobre o assunto e postarei aqui em breve!

    Obrigadíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista Lázaro, mostrou o lado ruim dos universitários, e as dificuldades e necessidades que não somente o entrevistado mas muitos passam quando vão estudar longe de suas casas.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom seu trabalho!, tem conteúdo. A entrevista está ótima, e através dela você conseguiu capitar variadas informações da vida de um universitário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito boa a entrevista, parabéns! :) E concordo com o Fábio.. muitos alunos se decepcionam com o curso pela expectativa que colocaram por se tratar de uma Universidade Federal.. seria um assunto e tanto!

    ResponderExcluir