terça-feira, 28 de junho de 2011

Universitários e vida noturna: diversão ou transgressão?




Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revela que cerca de 25 por cento dos universitários abusam das bebidas alcoólicas. E, apesar de beber exageradamente, a grande maioria desses estudantes acha que o uso do álcool não é excessivo ou problemático, o que pode levar a drásticas consequências.
     
     "Esses 25 por cento bebiam até chegar ao ponto da embriaguez. Isso mata mais do que as complicações crônicas do alcoolismo, como a cirrose", disse a professora Florence Kerr-Corrêa, uma das coordenadoras do estudo.
     
     Inicialmente, os pesquisadores analisaram questionários respondidos por 3.648 estudantes matriculados na Unesp. Deste total, eles verificaram que 916, ou cerca de 25 por cento, consumiam bebidas alcóolicas acima do normal e decidiram analisar apenas 318 alunos.
     
     O surpreendente, segundo ela, é que os universitários não achavam que estavam ingerindo grandes quantidades de álcool diariamente ou ocasionalmente. Cada estudante foi informado, individualmente, que havia sido selecionado por estar entre os 25 por cento que mais bebiam na universidade. A informação foi recebida com surpresa pela maioria.
     
     "O problema não fica apenas nisso. Quando os universitários bebem, eles se drogam, fazem sexo sem proteção e correm mais riscos de morrer em acidentes de trânsito", afirmou a pesquisadora à Reuters.
     
     Quase 83 por cento dos entrevistados bebiam com amigos e o principal incentivo para deixar de beber, para cerca de 22 por cento deles, era o fato de economizar mais dinheiro.
     
     Apesar dos estudantes do sexo masculino serem os mais vulneráveis ao abuso do álcool, as meninas fazem parte do grupo de risco e, de acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de estarem morando longe dos pais e quererem provar mais da liberdade.

O fato é que para os adolescentes tudo isso é sinônimo de diversão, tudo em prol do prazer, mesmo que isso signifique cometer excessos e por fim, provocar arrependimentos.


Imagem 1: Festa Universitária Camaleon na Boate Red Music/repchacrinha.com.br
Imagem 2: Inauguração da Boate Acapulco/nabraquiara.com

Fonte: 24horasnews.com.br

3 comentários:

  1. Olha essas fotos Hahá, diversão?.. nem sempre porque as vezes no outro dia a pessoa nem lembra do ocorrido;* Amei seu Blog ta show de Bola. Muito boa sua postagem.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog, parabéns! Acho o tema bastante interessante...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário Carolina. Às vezes eu penso estarmos mais próximos da transgressão mesmo. hahaha

    ResponderExcluir